sábado, 21 de maio de 2011

DROGAS, UM CAMINHO PERIGOSO!

“O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus.”
As drogas são substancias químicas extraídas e manipuladas diretamente das plantas, ou produzidas sinteticamente em laboratórios. Elas interagem no corpo humano provocando reações diversas: como sono alivia de dor, relaxamento muscular, tremores etc. Algumas aliviam a dor e curam doenças, a estas se dá nome de remédios. Infelizmente, as pessoas estão começando a usar drogas cada vez mais cedo: cerca de 40% iniciam com menos de 14 anos; 50% usam a primeira vez entre 14-18 anos; e cerca de 10% começam nas drogas com mais de 18 anos. Portanto, se você pensa que está longe do perigo, abra o olho - muitos de seus colegas adolescentes já estão lá, pois esta é a idade em que a maioria começa a se drogar.
SAINDO DAS DROGAS
Como todas as drogas causam dependência física e/ou psíquica, com o uso acontece o que chamamos de tolerância: o organismo vai se acostumando às doses, solicitando o aumento da quantidade a ser ingerida ou aspirada. Nestes casos, para sair das drogas, a pessoa precisa passar pela Síndrome da abstinência, que é um período em que ela deixa de consumir a droga e sofre com alterações físicas e psíquicas, como dor atroz, alucinações, falta de raciocínio, e agressão para com os outros e consigo mesma. Quando há dependência, a Síndrome de abstinência requer obrigatoriamente tratamento médico e hospitalização, pois o usuário de drogas precisas ser medicado e contido para não ter acesso às drogas, e por vezes até amarrado para não se suicidar.
SEJA LIVRE!
Há muitos adolescentes que dizem: “eu só vou provar...” ou que pensam ser fortes o bastante para resistirem a uma segunda dose. Mas cuidado: a maioria entra nas drogas pela curiosidade, para agradar aos amigos e ser aceito no grupo. Muito viciado até oferecem gratuitamente as primeiras doses, que podem ser tragadas ou virem em balinhas interessantes e gostosinhas. Lembre-se também de que nas primeiras doses os efeitos parecem bons: relaxam, tiram o cansaço, tornam a pessoa mais ligada e falante, etc. Contudo, não se esqueça de que a partir da segunda ou terceira dose, dependendo da droga, os efeitos se tornam drásticos, aterrorizante e prejudicial a saúde física e mental. A droga é tão ruim para o ser humano que, quando alguma coisa sai errada, as pessoas costumam falar droga, no sentido de dizer que a situação é muito ruim. E nada é tão ‘’droga’’ quanto usar droga. Portanto, não se escravize. Não ceda aos apelos das drogas, pois o preço a pagar é muito alto. Você pode ser livre em Jesus, o desejo e o pecado não têm mais poder sobre a sua vontade! Lembre-se de que: “Se o filho os libertar, vocês serão de fato, livres” (Jo 8.36).
ROMPENDO FRONTEIRAS
A evangelização dos drogados precisa ser especifica, pois eles precisam de ajuda médica, suporte psicológico e acompanhamento familiar e pastoral. Ore, ajude e apóie este trabalho em sua igreja e cidade, mas jamais passe a andar com viciados para ganhá-los para Jesus – é mais fácil você ser tentado do que experimentar drogas que afastarão você dos seus amigos, da sua família e do seu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário